top of page
Várias imagens de satélites da Península Ibérica, Europa e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, Norte de África e grande parte do Mar Mediterrâneo em infravermelhos, visível, RGB, entre outras e sempre actualizadas.

Imagem de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto a partir de um satélite artificial. Esse processo poderia ser explicado de maneira simples como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite.
 
Na antiga União Soviética os primeiros satélites com obtenção de imagens da Terra utilizavam máquinas fotográficas com filmes analógicos, que eram processados apenas quando retornavam para a terra e os filmes eram revelados. Essa tecnologia foi muito utilizada pelos satélites espiões durante a Guerra Fria: exemplos destes são o programa Corona (Estados Unidos) e o programa Zenit (União Soviética).
 
Atualmente esses satélites imageadores usam máquinas digitais. Assim é possível receber os arquivos na Terra por meio de sinais eletromagnéticos que são tratados em estações receptoras.
 
São poucos os países do mundo que detém a tecnologia de gerar imagens de satélite, entre os quais podem ser citados EUA, França, Israel, Brasil, China e Índia.
 
Os satélites de recolha de imagens mais conhecidos são QuickBird, Ikonos, Landsat e Spot.
 
As técnicas de interpretação de imagens de satélite e de fotografias aéreas são de amplo uso, especialmente para análise estruturada de diversos factores relacionados a grandes espaços e áreas de difícil acesso. Através de imagens de satélites e fotografias aéreas de diferentes épocas, avaliam-se as alterações ocorridas no meio ambiente (positivas ou negativas), indicando medidas para maximização e/ou minimização de seus efeitos.

SATÉLITES

Meteo Portugal. A informar e a divulgar desde 2014.
bottom of page